Assinatura RSS

Por que as pessoas costumam parar de blogar?

Publicado em

Porque elas não são iguais ao Olavo de Carv.., digo, picaretas.

Todo mundo tem comentado a recente “saída” desses caras. Mas eu tenho a noção de que é uma coisa tão plausível dar um tempo na blogosfera, que acabo por não entender essa atitude de quem se diz “comovido”. Não sei se é porque eu tenho como péssimo exemplo de imortal blogueiro o Olavão (e também o Reinaldo), cuja contribuição na blogosfera é marcada por um pagamento, coisa que para mim só denuncia o extremo de quanto as pessoas podem se levar a sério dentro dessa realidade virtual – palavra, inclusive, que muitos consideram obsoleta, mas eu ainda não. Aliás, o valor maior desse espírito blogueiro é justamente esse: o bom-senso. Nos outros fóruns de debate – exceto os de compartilhamento de arquivos e informações relativas à informática – as pessoas costumam acreditar realmente que estão ensinando e corrigindo as outras, isto é, elas alimentam aquele espírito docente com a desculpa de que estão contaminadas pelo altruísmo.

Uma vez, ao participar de um fórum de debates, deparei-me com uma professora  que lecionava nos EUA e tinha como imagem no álbum de fotos a seguinte tira:

tira

Eu até quis crer que era uma brincadeira da professora, mas depois a criatura me fez perceber que ela era mesmo uma criadora de fofocas e intrigas virtuais, ou seja, uma picareta, como o Olavão.

Enfim, tudo isso para dizer que é perfeitamente compreensível encontrar gente comum que decide se desapegar um pouco da internet, bem como de qualquer  “vício”, ou de qualquer idéia…Errados não são eles, mas nós,  ao acreditarmos que as pessoas são sempre as mesmas. Um dos meus antigos blogues preferidos, o blogue da Lys, era um espaço bem legal, mas hibernou um pouco, depois nunca voltou a ser o que era e…acabou. Espero realmente que o blogue do Idelber, que eu tinha acabado de conhecer – a impressão que eu tenho é de que até bem pouco tempo atrás o único blogue que eu conhecia era o do Hermenauta, aliás, meu blogue preferido -, não seja como o da Lys e volte daqui a uns tempos, afinal, o Idelber é um sujeito inteligente, íntegro e tem essa humildade, característica de bons blogueiros, para realmente discutir idéias.

»

  1. Puxa, Ademonista, obrigado pela preferência!

    Mas infelizmente eu também não ando me sentindo muito bem. :)

    bjs

  2. Pingback: Lasciate ogne speranza, voi ch’entrate «

  3. Essa imagem que você colocou me remete às discussões que demandariam seminários e seminários e que as pessoas tentam colocar dentro de uma caixa de texto instantanea. Quantos bons blogs já perdemos…

Deixe um comentário

